O Armazenamento Local parece estar desativado no seu browser.
Para uma melhor experiência em nosso site, certifique-se de ativar o Local Storage no seu navegador.
Mudanças bruscas no tempo, chuva e tempo frio são sinais que os sintomas da alergia vão começar a aparecer a qualquer momento, né?! Quem é alérgico, certamente, está acostumado com a tosse seca, olhos e nariz irritados, dificuldade para respirar e espirros. A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indica que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo a maioria rinite, bronquite e asma. Para felicidade de quem sofre com esses sintomas, existem diversas medidas que podem aliviá-los ou evitá-los. E é sobre isso que vamos falar hoje! Vem conferir o texto na íntegra.
Vitamina D
A Vitamina D é responsável por trazer diversos benefícios ao organismo humano, como o crescimento dos ossos e o fortalecimento do sistema imunológico. A deficiência dela no corpo pode contribuir com o crescimento da massa muscular nos brônquios, tornando as contrações mais dificultosas, o que vai resultar em um esforço muito maior para a sua respiração.
Pessoas asmáticas, que realizam o tratamento da doença através de corticoide, podem apresentar uma diminuição no nível de Vitamina D e, em alguns destes casos, é possível contar com uma suplementação do nutriente. No entanto, este caminho deve ser seguido com um acompanhamento médico e na dosagem ideal de reposição.
A principal fonte da Vitamina D são os raios solares e devemos priorizar um tempo, entre 15 e 20 minutos por dia, para tomar um banho de sol e sintetizá-la de maneira mais eficaz, mas também existem outras formas de consumi-la. Para auxiliar na melhora da respiração, por exemplo, a gema de ovo, fígado, manteiga, salmão, cavala e arenque também podem ser boas fontes de Vitamina D.
Ômega 3
Estudos apontam que uma determinada população da Groenlândia, em meados de 1970, apresentava baixa incidência de doenças cardiovasculares e foi percebido que isso se devia ao consumo de uma gordura específica: o Ômega 3, substância presente em peixes, baleias e focas. Ele não é produzido pelo nosso organismo, assim como outras vitaminas, e ficou conhecido como a “gordura do bem”.
O Ômega 3 pode atuar positivamente no nosso organismo, auxiliando na saúde do coração, atuando como um anti-inflamatório no nosso corpo e também podendo inibir a produção de prostaglandina (substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias).
É por isso que esse nutriente é considerado um combatente de inflamações no organismo e um auxiliar do sistema respiratório. O consumo de oleaginosas, como nozes e castanhas, peixes de água fria, como salmão, arenque, atum e sardinha, são boas fontes de Ômega 3 para o organismo, além dos suplementos ricos deste nutriente.
Hidrate-se
A água é sempre uma grande aliada para manter a saúde e o funcionamento do corpo em níveis equilibrados. Com o seu sistema respiratório não seria diferente: a mucosa do pulmão e da via aérea superior funciona melhor quando você está hidratado. Perdemos água tanto na respiração quanto na transpiração do corpo e, para prevenir uma crise alérgica, é importante ingerir bastante água durante o dia. Outras medidas Além das medidas acima, você também deve ficar atento aos cuidados comuns que as alergias precisam: evite cheiros muito fortes, não se esqueça da limpeza nasal para facilitar a respiração e lave os olhos com soro fisiológico para aliviar a irritação.