O Armazenamento Local parece estar desativado no seu browser.
Para uma melhor experiência em nosso site, certifique-se de ativar o Local Storage no seu navegador.
Colágeno: o que é e quais são os seus benefícios
Colágeno: o que é e quais são os seus benefícios
O colágeno é uma proteína bastante presente no nosso organismo e apresenta uma função estrutural que permite a sua conexão com o esqueleto ósseo e protege outros tecidos menos resistentes do corpo. Acompanhe a leitura de hoje para ficar por dentro de como esta ótima proteína colabora com a nossa saúde.
O que é?
O colágeno é uma proteína composta por, em média, três mil aminoácidos (moléculas orgânicas) ordenados em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma hélice tripla flexível e robusta.
Ele apresenta diversos atributos benéficos ao organismo, como a resistência e elasticidade da pele, reforço dos tendões e ligamentos que unem os ossos aos músculos, e a sustentação dos órgãos internos.
Os benefícios do colágeno
A substância apresenta diversos benefícios para o corpo e estes são alguns deles:
- Fortalecimento das unhas;
- Maior resistência, crescimento e brilho dos fios capilares;
- Prevenção e tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose;
- Redução da flacidez da pele;
- Hidratação cutânea.
O colágeno também é utilizado para amenizar a ocorrência de lesões na terceira idade e também de atletas, pois ele é capaz de manter a hidratação e elasticidade do tecido articular.
Os tipos de colágeno
Pesquisas comprovam que mais de 20 tipos de colágeno são encontrados no corpo e em variadas formas. Em alguns tecidos, o colágeno pode ter a forma de gel e em tendões, ele pode se apresentar como fibras apertadas para fornecer resistência, por exemplo.
O colágeno é uma substância de origem animal, basicamente, extraído da pele, cartilagens e tendões de aves, suínos e bovinos, e através do processo de agregação de água ao colágeno animal, chamado de hidrólise, é possível consumi-lo em forma de pó.
Ele não possui gordura, colesterol e carboidratos, se tornando assim uma proteína de fácil digestão e assimilação por causa da hidrólise e super recomendado nos cuidados com a saúde e beleza da pele, dos cabelos e das unhas.
Fontes de colágeno
Alguns nutrientes são capazes de ajudar o corpo a sintetizar e a preservar o colágeno através de caminhos metabólicos e os alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitamina A e vitamina C colaboram com esta ação, são eles: carnes, aves, peixes, lentilha, quinoa, linhaça, nozes, chia, cenoura, batata doce, manga, pepino, ovos e outros.
De acordo com especialistas, a partir dos 25 anos é comum que ocorra uma redução gradual de colágeno nos tecidos corporais, além dele se tornar menos elástico e hidratado. Por isso, a suplementação é utilizada para prevenir a sua degradação e deve ser acompanhada por um profissional de saúde.