O Armazenamento Local parece estar desativado no seu browser.
Para uma melhor experiência em nosso site, certifique-se de ativar o Local Storage no seu navegador.
Como a alimentação pode ajudar nos cuidados da Síndrome do Intestino Irritável
Diversos problemas encontrados no organismo humano podem ser tratados através de mudanças na nossa alimentação. A busca de hábitos saudáveis pode ser um bom caminho para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças oportunistas ou que se desenvolvem por consumos alimentares inadequados, como a Síndrome do Intestino Irritável.
Para entender um pouco mais sobre este assunto, é só acompanhar o texto abaixo.
Boa leitura!
Como cuidar do intestino e da flora intestinal
Alguns médicos costumam apontar o intestino como um órgão tão importante para o
corpo que pode ser considerado o segundo cérebro do nosso organismo. Ele acumula
diversas tarefas essenciais, como a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas
(substâncias que causam danos à saúde).
Portanto, é necessário dar a esta parte do corpo os devidos cuidados, como manter uma flora intestinal saudável e equilibrada. Para isso, você deve evitar o uso de medicamentos laxativos sem orientação médica, condimentos picantes, alimentos industrializados com excesso de conservantes e corantes, alimentos ricos em açúcar, bebidas alcoólicas, gaseificadas e refrigerantes.
Equilibrar a flora intestinal pode te ajudar na proteção do intestino e também do seu sistema imunológico. Para isso, ela deve estar com maior presença de bactérias benéficas do que maléficas, através do consumo de alimentos ricos em probióticos em sua alimentação diária.
Estes probióticos, quando consumidos da maneira correta, podem auxiliar na diminuição do PH intestinal, estimular a produção de antibióticos naturais no organismo e também podem ajudar a barreira intestinal no impedimento da passagem de bactérias para o sangue, além de auxiliar na digestão da lactose (açúcar presente no leite), na redução da constipação e da diarreia, aliviando os sintomas da Síndrome do Intestino
Irritável.
A alimentação e a Síndrome do Intestino Irritável
Para a manutenção da nossa saúde e cuidado com as defesas do corpo, é importante escolher alimentos levando em consideração os seus valores nutritivos e sua influência nas funções do organismo. Isso pode amenizar os sintomas e crises da Síndrome do Intestino Irritável (SII), um distúrbio caracterizado por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia, cólicas frequentes, gases e prisão de ventre.
A SII está relacionada a uma falha no movimento peristáltico (contração e
relaxamento que encaminha o bolo alimentar em direção ao estômago) e falta de
coordenação do tubo digestivo. Seus sintomas podem surgir por diferentes causas, infecções, processos inflamatórios, depressão, ansiedade, contrações exageradas após consumo de alimentos gordurosos, entre outros.
Apesar da doença não ter cura, ela pode ser controlada com mudanças na alimentação e diminuição nos níveis de estresse, por exemplo. As medicações, normalmente, ficam restritas apenas para os casos em que os sintomas não apresentam melhorias após alterações na rotina e são utilizadas para diminuir a inflamação e alívio desses desconfortos.
É importante tentar identificar o que piora ou provoca os sintomas para então dar início às mudanças na alimentação e evitar crises.
O Vitaplace pode te ajudar
Você pode encontrar probióticos no nosso catálogo! Basta clicar aqui e conferir.