O Armazenamento Local parece estar desativado no seu browser.
Para uma melhor experiência em nosso site, certifique-se de ativar o Local Storage no seu navegador.
Os benefícios da Vitamina C
Também conhecida como ácido ascórbico, a Vitamina C é um importante micronutriente que não pode ser sintetizada pelo organismo humano e, por isso, deve ser ingerida através da nossa alimentação. Hoje vamos falar sobre o funcionamento dela no nosso corpo, seus benefícios e como podemos consumi-la. Boa leitura!
Benefícios da Vitamina C
A ação da Vitamina C tem a capacidade de aumentar a produção de glóbulos brancos (células que fazem parte do sistema imunológico e combatem microorganismos estranhos ao corpo) e também aumenta os níveis de anticorpos presentes no organismo, o que ajuda o fortalecimento da imunidade, deixando o corpo menos vulnerável a doenças.
Outro benefício comprovado de tal nutriente é a diminuição dos danos causados pelo sol na nossa pele, segundo uma pesquisa publicada no Archives of Otolaryngology. A vitamina também evita o envelhecimento da epiderme, por ser essencial para a produção natural de colágeno (proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele) pelo organismo, além de apresentar ação antioxidante, o que neutraliza os radicais livres e protege a pele da degradação de colágeno.
Assim como é benéfica para a pele, a Vitamina C também apresenta benefícios para a estrutura óssea do corpo. Uma vez que ela é essencial para a produção de colágeno, proteína que também proporciona resistência aos ossos, ela se faz necessária à saúde desta parte do corpo.
Ela também é capaz de melhorar a absorção do ferro no organismo e previne a anemia ferropriva, que é um tipo de anemia originada pela carência de ferro e causa lentidão de raciocínio, falta de foco, sonolência acentuada e, em crianças, pode causar o retardo do desenvolvimento cognitivo.
Um benefício bastante conhecido da Vitamina C é a prevenção de gripes e resfriados. Estudos já apontaram que a suplementação constante do nutriente provoca a redução na duração do resfriado, além de aliviar os sintomas. Por isso, o ideal é que os níveis de Vitamina C estejam sempre balanceados no organismo para fortalecer o sistema imunológico e evitar os riscos de contrair as doenças.
Deficiência de Vitamina C
A deficiência de Vitamina C no organismo contribui para o enfraquecimento do sistema imunológico, causando gripes e resfriados frequentes, e também pode desenvolver o escorbuto, doença que provoca problemas nas articulações, inchaço, inflamação na gengiva, hemorragias e problemas na cicatrização da pele.
Tal carência pode ser identificada através do surgimento de alguns sinais e sintomas, como cansaço, palidez e tontura, devido a anemia ferropriva; sangramentos, principalmente na gengiva e nariz; manchas arroxeadas pelo corpo pela fragilidade dos vasos sanguíneos; queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, dor óssea, queda ou amolecimento dos dentes.
Consumo de Vitamina C
Frutas e vegetais são ótimas fontes de Vitamina C para você inserir na sua alimentação diária. Frutas como acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, camu-camu (fruta da Amazônia) e caju são ricas no nutriente, assim como o pimentão, brócolis e couve de bruxelas.
A suplementação da Vitamina C é recomendada quando a deficiência do nutriente é identificada no organismo e deve ser recomendada após uma avaliação e acompanhamento feito por nutricionista ou médico para que a dosagem seja adequada e não provoque nenhum dano por excesso de consumo.