O Armazenamento Local parece estar desativado no seu browser.
Para uma melhor experiência em nosso site, certifique-se de ativar o Local Storage no seu navegador.
Vitamina E: o que é e para que serve?
A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel (solúvel em lipídios), cujo a principal função é a sua forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres que são prejudiciais à saúde das células do organismo. Acompanhe a leitura de hoje para entender melhor como a Vitamina E trabalha no nosso corpo.
Os benefícios da Vitamina E
Estudos apontam que a ação antioxidante da Vitamina E pode proporcionar benefícios ao organismo humano, como a diminuição do risco de doenças cardíacas, melhorando o funcionamento do coração e oferecendo um relaxamento dos vasos sanguíneos.
A Vitamina E também pode auxiliar na prevenção e até na diminuição do desenvolvimento de tumores dependentes da testosterona, como o câncer de próstata, por exemplo.
O nutriente também pode ajudar na prevenção da pré-eclâmpsia (complicação grave da gravidez que pode ser causada por problemas no desenvolvimento dos vasos da placenta) e estudos mostraram que, em casos de grávidas desnutridas, o consumo do ativo alfa-tocoferol presente na vitamina previne o estresse oxidativo na placenta materna e a hipertensão da prole na idade adulta.
Outro benefício da Vitamina E é a prevenção da doença de Alzheimer. Estudos observaram que o nutriente associado à Vitamina C, que são dois poderosos antioxidantes, ajudam a reduzir a incidência da doença no corpo humano.
A deficiência de Vitamina E no organismo
Como a deficiência de Vitamina E é rara no organismo humano, ela acontece quase que exclusivamente em pessoas que possuem doenças hereditárias que prejudicam a capacidade de absorção do nutriente, como a Síndrome do Intestino Curto ou a Fibrose Cística, por exemplo.
O diagnóstico da deficiência é dado pelo histórico clínico de cada pessoa e alguns sintomas da falta de Vitamina E no corpo podem ser:
- Problemas na visão;
- Dificuldade para caminhar;
- Alterações no sistema imunológico do organismo;
- Fraqueza muscular.
Fontes de Vitamina E
A Vitamina E pode ser encontrada em diversos alimentos de origem vegetal, como nozes, amendoim seco, semente e óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo, avelã seca, amêndoa seca, folhas verdes e cereais, pois eles apresentam altas quantidades de alfa-tocoferol, ativo presente no nutriente.
O consumo de Vitamina E também pode ocorrer através de suplementos, mas deve ser sempre acompanhado por um médico ou nutricionista para que aconteça a dosagem ideal para cada caso e para evitar problemas de efeitos indesejados causados pelo excesso.